O que é atendimento inclusivo?
O que é atendimento inclusivo?
O atendimento inclusivo é um conceito que se refere à acessibilidade e à inclusão de um maior número de pessoas que fazem parte da jornada do cliente. Seu objetivo é oferecer uma experiência mais igualitária, independentemente dos tipos de público.
A sociedade está em constante mudança, o que influencia no comportamento e nas expectativas dos clientes.
Logo, é responsabilidade das organizações acompanhar as transformações, adotar um atendimento inclusivo com consciência da diversidade cultural, racial e comportamental do país e do mundo.
Como melhorar a experiência de todos os clientes?
1. Treine sua equipe para um atendimento inclusivo
investir tanto na contratação de colaboradores empáticos quanto na capacitação e treinamento da equipe de atendimento ao cliente é um dos primeiros passos para ter uma organização preparada para a inclusão.
2. Mapeie a jornada do cliente
Quais são os caminhos que os seus clientes percorrem desde a primeira interação com a marca até a decisão de compra e se estendendo para o pós-venda?
Para entender esses caminhos e propor ajustes que os tornem mais acessíveis, é necessário fazer o mapeamento da jornada do cliente.
3. Tenha uma comunicação acessível
A linguagem, o tom de voz e até mesmo a escolha de cada palavra pode fazer uma grande diferença no atendimento inclusivo. Seja uma comunicação verbal ou não verbal (imagens e gestos), é essencial ter cautela no dia a dia.
4 . Crie uma experiência humanizada
Com um atendimento humanizado é possível oferecer um tratamento baseado na empatia e na exclusividade.
Para um atendimento realmente inclusivo, há de se considerar também a diversidade geracional, cultural e comportamental de toda a nossa sociedade.
Estabelecer uma comunicação mais acessível não apenas favorece a experiência e a jornada dos clientes, como também ajuda a posicionar a empresa como uma organização socialmente consciente e responsável.
Conte com a KM para evoluir a sua empresa.