O que é atendimento inclusivo?

O que é atendimento inclusivo?

O atendimento inclusivo é um conceito que se refere à acessibilidade e à inclusão de um maior número de pessoas que fazem parte da jornada do cliente. Seu objetivo é oferecer uma experiência mais igualitária, independentemente dos tipos de público.

A sociedade está em constante mudança, o que influencia no comportamento e nas expectativas dos clientes. 

Logo, é responsabilidade das organizações acompanhar as transformações, adotar um atendimento inclusivo com consciência da diversidade cultural, racial e comportamental do país e do mundo.

Como melhorar a experiência de todos os clientes?

1. Treine sua equipe para um atendimento inclusivo

investir tanto na contratação de colaboradores empáticos quanto na capacitação e treinamento da equipe de atendimento ao cliente é um dos primeiros passos para ter uma organização preparada para a inclusão.

2. Mapeie a jornada do cliente

Quais são os caminhos que os seus clientes percorrem desde a primeira interação com a marca até a decisão de compra e se estendendo para o pós-venda?

Para entender esses caminhos e propor ajustes que os tornem mais acessíveis, é necessário fazer o mapeamento da jornada do cliente.

3. Tenha uma comunicação acessível

A linguagem, o tom de voz e até mesmo a escolha de cada palavra pode fazer uma grande diferença no atendimento inclusivo. Seja uma comunicação verbal ou não verbal (imagens e gestos), é essencial ter cautela no dia a dia.

4 . Crie uma experiência humanizada

Com um atendimento humanizado é possível oferecer um tratamento baseado na empatia e na exclusividade. 

Para um atendimento realmente inclusivo, há de se considerar também a diversidade geracional, cultural e comportamental de toda a nossa sociedade.

Estabelecer uma comunicação mais acessível não apenas favorece a experiência e a jornada dos clientes, como também ajuda a posicionar a empresa como uma organização socialmente consciente e responsável.

Conte com a KM para evoluir a sua empresa.